Um resumo da conquista

안녕 안녕, 여러분!!! ♥

É com muuuita felicidade que eu começo o primeiro post deste blog! Aqui, pretendo compartilhar todas as minhas experiências e aventuras na Coreia do Sul, para que minha família, amigos e curiosos de plantão possam me acompanhar nessa nova jornada.

tumblr_mrezekZ8mh1sqscyqo1_500

Breve apresentação; meu nome é Thais, mais conhecida por Umi. Tenho 24 anos e sou formada em Design de Moda.

Mas como isso aconteceu, enfim?

Foi o K-POP que me abriu essa porta, conheci em 2005, mas só fui dar atenção em 2008 mesmo. Foi quando eu estava cursando Design de Interiores, antes do início do terceiro semestre, que eu larguei para Design de Moda. Conhecendo mais da cultura sul-coreana, seu idioma, costumes, eu construí um carinho enorme pelo país. Desde então, me foquei em poder estudar Moda na Coreia e batalhar para ter o meu tão sonhado “sucesso profissional.”

Tentei uma bolsa de estudos pelo governo sul-coreano pela primeira vez em 2011, só pra ver “de qual é,” e não consegui. A cada nova tentativa, eu via minha falha e me esforçava em eliminá-la para tentar no ano seguinte, até que, finalmente, em 2014, eu fui selecionada!

tumblr_inline_n6op9bWHA31r39nas

A seleção via Embaixada

São duas maneiras de se inscrever: via Universidade e via Embaixada. Desde antes de sair o edital, já é muito trabalho para arrumar toda a documentação. Eu comecei a reunir tudo necessário ainda em 2013, e foram quatro meses aperfeiçoando todas as ideias e vírgulas de cada texto.

Todos os documentos precisam de tradução juramentada, e precisam ser entregues em cópia autenticada, além das três cópias extras que serão entregues às Universidades caso você passe para a última fase. Então, sim, para se inscrever precisa desembolsar uma quantia relevante em dinheiro.

Então, a Embaixada fez uma entrevista por telefone com os candidatos. Não durou mais que quinze minutos, e perguntas de vários tópicos, desde a convivência e adaptação em outro país, até o motivo de ter escolhido a Coreia, o Design de Moda, etc…

A entrevista foi no dia 22 de abril, e no dia 25 de abril já recebi o e-mail informando que eu iria para a segunda fase!

2ª fase: NIIED

A responsabilidade do NIIED é verificar a documentação de todos e fazer a seleção final dos candidatos. Dia 1º de maio é liberada a lista dos bolsistas, ou seja, já tínhamos direito à bolsa de estudos, mas ainda precisávamos passar pela última etapa. O ruim disso é que, mesmo sem saber se você irá para a Coreia, você precisa passar por todo o estresse dos exames médicos necessários para provar que você está com boa saúde. E acredite, são muitos exames.

3ª fase: aceitação da Universidade

Do dia 1º de maio até 23 de maio, você vai ficar na expectativa de uma ligação ou e-mail de uma das três Universidades que você escolheu. Além de requerer mais documentos, algumas podem fazer entrevistas com os candidatos, dentre outros casos. Algumas já vão aceitar os candidatos sem precisar peneirar muito, e outras vão deixar realmente para a última semana de maio para notificar os selecionados. Foi o meu caso.

A CAU (Chung-Ang University) nem deu o ar da graça, e muitas pessoas de outros países estavam reclamando deles por desorganização, principalmente no departamento de Artes, então minhas expectativas se apertaram quando me restava a resposta de duas: SKKU (Sunkyungkwan University) e Ewha Womans University. Sabendo que o número de inscrições para a SKKU era ridiculamente alto (assim como para as universidades SKY — Seoul, Korea e Yonsei Universities), e que a Ewha também era muito disputada, eu já estava meio descrente. Ano passado, por volta de setenta pessoas passaram na segunda fase, mas não na terceira.

A resposta podia vir até dia 30 de maio, e foi às 2:45 da manhã do dia 29 de maio, que eu estava inquieta esperando alguma notificação no celular, e recebi um dos e-mails mais importantes que já recebi na minha vida:

EHWAACCEPTANCE

E só deu eu correndo pela casa, chorando, indo contar pra minha mãe.

OMO SO EXCITED

Depois, ainda teve uma graaande espera: a confirmação que os formulários médicos tinham chegado na Coreia, a confirmação que eles receberam minha decisão final de Universidade, até que, finalmente, no dia 17 de junho, eles postaram a lista final e definitiva dos selecionados! ♥ É nessa lista que descobrimos onde vamos estudar coreano, quem mais foi aceito pela mesma universidade que nós, e também quando começam as preocupações com visto, passagem, bagagem…

listafinal

Durante o primeiro ano, vou ficar em Daejeon. Parênteses de fangirl: é a cidade natal do Yoochun (DBSK/JYJ), do Chen (EXO) e do Yun (Lunafly.) ♥ E também, uma amiga minha também estudará em Daejeon, ela passou pro mestrado da KAIST (não pelo mesmo programa que eu.)

Depois de muito cansaço psicológico, emocional e físico que esse processo todo dá, eu só posso dizer que persistência é a chave essencial para realizar seus sonhos. E acredite em seus amigos quando eles dizem que vai tudo dar certo! xD Eles e sua família costumam saber mais do que você.

Espero que vocês gostem de todo o conteúdo que está por vir. Vou adorar tê-los ao meu lado~
Também vou começar um vlog dedicado à minha viagem, se vocês tiverem alguma pergunta pra fazer, o link do meu Ask está aí embaixo, nos links do blog!

Bye bye!

Anúncios

9 comentários em “Um resumo da conquista

Adicione o seu

  1. Meu Deus, menina! Não sei se você se lembra de mim, mas eu lembro de ter te conhecido no GRU Airport, quando estávamos esperando o ZE:A chegar!! Acho que depois até ficamos conversando na fila! Rs Nem sei como vim parar aqui, mas estou realmente feliz pela sua conquista! Espero que sejam 3 anos de muito aprendizado e alegrias!! Parabéns!!! :D Vou ficar sempre de olho no blog!

    1. Moça! Lembro sim de você!! *___*~ Êta Internet pequena. xD Muito obrigada pelo apoio ♥ te segui no Twitter, vamos mantendo contato!! ^^

  2. Oi Thais!

    Primeiro parabéns por ter conseguido!! A partir de hoje vou seguir teu blog. Meu sonho é conseguir uma bolsa pra mestrado para estudar joalheria na coreia *-*
    Já comecei a preparar a papelada pro ano que vem mas estou com uma duvida, para a proposta que vai para a universidade precisa ir todo o programa de estudos de mestrado certinho certinho?? Este está sendo meu maior problema e insegurança :(

    Parabéns de novo!! \o/

    1. Oi, Leti!!
      Joalheria?! Que lindo!! Vai que fazemos alguma parceria no futuro, eu nas roupas e você nos acessórios! hauihaiuha~
      Não precisa ser o programa de mestrado todo certinho e especificado, mas tente dar quantas informações puder, para ficar bem claro para eles o que você pretende abordar. Se você já tiver o tema da tese, cite ele e comente porque o escolheu e as pesquisas que pretende fazer. Eu mesma fui mais específica porque tentei a bolsa várias vezes, então amadureci bastante as ideias, mas desde que você não deixe muito vago, não tem problemas!
      Boa sorte, e se precisar de mais alguma coisa, estou a disposição! ^^~

      E muito obrigada ♥

  3. Nossa amei o post. Super explicadinho flor. Vc teve que apresentar algum certificado de língua? Tipo inglês e panz. Eu me inscrevi para um desses programas- nem lembro qual. Já que ainda curso o 5 semestre de Publicidade e Propaganda e não fui chamada mas acho que foi pq fiz coisas erradas. kkk

    1. Tive que apresentar o de inglês, mas não é obrigatório, só é fator desempate. Ah, vê no que você errou, e vai melhorando tudo o que puder pra tentar de novo!

  4. Parabéns!!!!!

    Não tenho dúvidas de que seus exemplos de perseverança e determinação serão incentivo e inspiração pra muita gente continuar firme em busca de seus sonhos.
    Continue confiante e Umi como sempre, rsrsrsrs. Sucesso!
    Bjjjjs

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: