DICAS PARA APRENDER COREANO

안녕 안녕 여러분!!!

Ando recebendo muitas perguntas sobre váaarias coisas relacionadas a vida e estudos aqui na Coreia, e se quiserem perguntar mais, estou sempre disposta a responder!

Preparei esse post com algumas dicas sobre aprender um novo idioma, agora que estou passando na pele o curso intensivo de coreano. Espero poder ajudar, nem que seja pelo incentivo, e espero que gostem das minhas dicas preparadas com muito carinho.

DICA 1. Tenha gosto pelo estudo

Não adianta querer aprender algo sem QUERER aprender algo. Seu cérebro só vai aceitar as informações se você sentir prazer pelo que está fazendo. Senão, você pode até se lembrar do conteúdo ocasionalmente ou por algum tempo, mas logo esquece. Se seu objetivo é aprender coreano e você quer isso de verdade, estudar é a primeira dica óbvia.

DICA 2. Não pratique apenas uma habilidade

Algo que acontece muito é as pessoas treinarem muito escrever e ler, e esquecerem de treinar ouvir e falar. Eu mesma, com inglês, tenho um problema gigante com pronúncia de muitas palavras, porque nunca estudei inglês, aprendi por filme, jogos, artigos na internet, amigos internacionais… E isso tudo era: ouvir, escrever e ler. Eu não tinha com quem treinar conversação, então sempre fui insegura com a pronúncia. Divida seus estudos de forma a praticar isso tudo! Aí você não vai ficar com cara de taxo que nem o Leeteuk quando ouvir falarem em coreano, sendo que sabe ler e escrever.

Acontece muito entre os estudantes daqui, que estão no nível 4 ou 5, e não sabem conversar em coreano, apesar de escreverem e traduzirem bem o que leem.

DICA 2.1. Praticando escrita

A cada gramática ou palavra que aprender, tente formar frases usando-as, por mais simples que sejam. No quer for evoluindo, vá aumentando a complexidade das frases. Tem Twitter? Tweete algo em coreano regularmente, nem que seja pra falar do clima. Atenha-se à ortografia das palavras; coreano tem muitas pegadinhas na palavra escrita X falada.

DICA 2.2. Praticando leitura

Leia, leia, leia! Eu mesma tenho uma lista no Twitter dos idols coreanos, que acompanho todo dia. O bom disso é que são frases curtas, do dia-a-dia, simples, fáceis de entender. Pro começo dos estudos, rede social de artistas é o melhor! Depois você pode ir aumentando a complexidade e ler letras de músicas, por exemplo. Não adianta se frustrar e tentar ler artigos complicados e gigantes, vai passo à passo.

DICA 2.3. Praticando ouvir

Músicas, programas, dramas, filmes… Encha seu repertório! Mas aí é pra ouvir, ouvir de verdade. Pausando, retornando a música, comparando com a letra, vendo a tradução, estudar linha por linha. Ficar atento às frases que aparecem escritas na tela dos programas coreanos, pois sempre são frases-chave e simples de entender.

DICA 2.4. Praticando falar

Por ser o mais difícil quando não se tem alguém pra guiar, é o menos praticado. Tudo o que praticou antes; escrever, ler, ouvir, repita em voz alta. Repita dez vezes. Muita gente julga o Google Tradutor, mas para pronúncia ele é muito. Joga a palavra lá, clica pra ouvir e repete. Grave-se falando para ver como está sua pronúncia. Se tiver oportunidade, converse com amigos que talvez também estejam aprendendo coreano, ou com seu amigo coreano, caso tenha.

DICA 3. Estude sempre

Já ouviram dizer que a prática leva à perfeição? Estude! Lembre que você não está fazendo isso por ninguém mais além de você mesmo.

DICA 4. Coreano é coreano, português é português.

Lide com o fato que você está aprendendo outro idioma.

Você vai achar algumas similaridades com o português, e vai achar inúmeras diferenças. Pra aprender um novo idioma você precisa se desapegar da sua estrutura gramatical e aceitar completamente que, em coreano, Eu coreano estudo. Digo isso porque muitas pessoas que estão aprendendo coreano comigo se questionam inúmeras vezes “Mas em inglês não é assim,” “Mas em inglês bonito é adjetivo, não verbo,” “Mas em inglês essa frase é estranha.” E isso cria uma barreira na mente deles, o cérebro não aceita que a gramática coreana seja certa e eles nunca aprendem direito.

Então, lembrem-se; coreano é coreano, português é português.

Dica 5. Faça seu próprio dicionário

Anote palavras básicas e importantes; pronomes pessoais, bonito, feio, frio, quente, alto, baixo, pequeno, grande, ir, vir, comer, andar, falar, ver~ e palavras relevantes pra você! Não ajuda em nada pegar uma lista de verbos em ordem alfabética e querer decorar cada um. Selecione aos poucos, pratique por dia ou semana um número limitado de palavras, verbos e adjetivos, com algumas gramáticas diferentes pra treinar a conjugação dos verbos.

Não precisa querer engolir um dicionário. Algumas coisas, você vai aprender com o tempo, seja no meio dos estudos, seja por meio de alguma música ou drama, quanto mais se estuda, o conhecimento vai chegando mais fácil até você!

DICA 6. Seja como uma criança

Quando aprendemos um idioma novo, estamos no mesmo nível de uma criança na pré-escola, faça construções gramaticais estranhas, fale simples, mas tente! Isso mostra que você está explorando o idioma! Tente formar frases com o que sabe, não tente falar rebuscado enquanto está engatinhando no idioma. Fale como uma criança fala: direto ao ponto! Aos poucos você vai embelezando a frase.

DICA 7. Não se desespere

Vai ficar difícil! Sua cabeça vai se sobrecarregar, você vai confundir 김치 com 기침, vai querer fazer um clube anti-fã pros verbos irregulares, chorar quando ouvir 는데 e evitar gente mais velha pra não ter que usar todos os verbos honoríficos, mas é a hora que você tem que parar, inspirar e desanuviar. Se viu que tá demais, pare com o aprendizado de coisas novas (isso é pleonasmo?) e caia em cima da revisão até entender, pra poder avançar sem traumas.

Dica 8. Converse sozinho em coreano

Seja na sua cabeça ou em voz alta, converse em coreano com você mesmo. Traduza frases simples que ouve na rua, traduza nome de lugares (geralmente são substantivos populares em qualquer idioma), se você vai falar algo ou pensou em algo que sabe em coreano, ou imagina que sabe, fale! Vai pagar de louco, vai pagar de chato, mas ainda é estudar.

Se você tiver um amigo que também está aprendendo coreano, usem todas as oportunidades que puderem para paticar o vocabulário que sabem!

Dica 9. ERRE!

Não tenha medo do erro e não o veja como inimigo. Ame o erro, chame o erro pra sair, esteja com o erro sempre, porque isso quer dizer que você está praticando bastante. Quem se arrisca tem mais possibilidades de aprendizado. Se você só for se expressar quando acreditar que está fluente ou “preparado” pra isso, vai perceber que atrasou e muito sua habilidade no idioma.

Dica 10. DIVIRTA-SE!

O tabu de que “estudar é chato” ficou na década de 90, vamos abrir uns clipes dos seus ídolos preferidos legendado em hangul e português e estudar linha por linha, assistir um drama com seu ator preferido, rever Star Golden Bell ou escolher um filme coreano de um gênero que te agrade. Quem não pode aprender na convivência, tem que se rodear pelo idioma como puder. Até indo pra escola, ouvindo música, você pode tomar um tempinho pra prestar atenção na pronúncia das palavras (prestar atenção de verdade), e já é estudo.

Aproveite o momento estudando, se é algo que você quer, tenha prazer fazendo-o!

E lembre-se que algum de seus ídolos também precisaram aprender coreano e ainda passam por algumas gafes.

Boa sorte nos estudos e, sempre, sempre, 화이팅!!!!

 

Banner Inscrição

Anúncios

9 comentários em “DICAS PARA APRENDER COREANO

Adicione o seu

  1. Li apenas verdades! É isso mesmo pra aprender qualquer idioma. Eu que já domino o inglês também comecei ouvindo música e vendo filmes etc… e até que dá certo mesmo. Mas a melhor forma de ganhar vocabulário, por exemplo, é lendo, não tem jeito. E olha que eu entendo de idiomas, estudo francês, espanhol, chinês, polonês e coreano…e o coreano chega até a ser uma língua fácil comparada a algumas outras rs.
    Adorei seu post! Acho ótimo incentivar o aprendizado de línguas :D

    1. Oi, Thaianne!! Muito obrigada pelo comentário!~
      Nossa, você estuda muitas línguas! Eu comecei o chinês, mas por estar vindo pra Coreia, preferi parar do que aprender duas línguas asiáticas ao mesmo tempo, como preciso de foco 100% no coreano devo retomar no futuro.
      Também estou achando o coreano fácil, o mais complicado mesmo é se acostumar a pensar e se expressar no idioma e assimilar as frases que eu quero falar com rapidez.
      Boa sorte em todos os idiomas, e fico feliz que tenha gostado do post!!

  2. Oie, tenho 14 anos e estou estudando coreano sozinha, e tbm com a ajuda de alguns videos do canal “De Prosa na Coréia” já memorizei uma boa parte do alfabeto, consigo ler algumas coisas, todo dia vou para a escola cantando uma música em coreano.
    O único problema é que sempre que eu leio alguma coisa em coreano, eu não sei o que é ou oque significa. Só sei oq significa algumas palavras fáceis q eu vi pela internet. Se vc puder me explicar eu agradeço.

    1. Também tenho esse problema, tipo , aprender palavras td bem,mas gravar o significado é dificil e outra coisa…. conversação. Mesmo q seja pela internet alguém conhece sites e/ou pessoas para se conversar e praticar?

      1. No meu caso, entendo bastante do que leio comparado a quando comecei a estudar, mas tenho dificuldade em conversação e utilização do que já sei porque não tenho com quem praticar.
        Vocês ainda estudam coreano? Vamos ser amigas e treinar juntas ^.^

  3. Duas linhas antes da dica 9 praticar está escrito (paticar)…
    Obrigado por fazer esse post com essas dicas me ajudou muito, sempre gosto de aprender idiomas mas fico nessa de que não posso falar por me acharem louco kkk
    Aí meu ponto fraco acabou se tornando a pronúncia mas essas dicas ajudaram e muito

  4. Adorei o texto.
    Vivo enrolando pra começar o coreano sozinha… Até tem curso aqui em CWB, mas é tão carinho pra minha humilde bolsa de IC rs

    Eu até baixei uns aplicativos (Windows phone tem bem pouquinho T_T)
    Mas e a força de vontade? e o medo daquele alfabeto?
    Eu até foco em estudar mais inglês que estão exigindo mais na pesquisa, do que coreano hehehe ^^””

    Agora com esse texto vou tentar novamente, dar uma planejada e ir seguindo.

    Muito obrigada
    bj e até

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: