10 Coisas Pra Saber Antes de Ir pra Coreia!

안녕 안녕 여러분!!!

As coisas andam corridas aqui. Semana que vem já é o end-term do nível 2 e também a primeira prova do TOPIK (prova de proficiência em coreano) que vamos fazer. Essa nota de agora não é importante, faremos apenas para vermos como a prova é de verdade. Estamos tendo aula de tarde para nos preparar, e no simulado que fizemos eu tirei 163. O necessário pra tirar TOPIK 2 é 140, então acho que todo o estudo anda valendo, né? ^__^

Nesse post, eu vou compartilhar algumas dicas do que é bom saber se você pretende vir pra Coreia. É um misto de curiosidades sobre a cultura do dia-a-dia e dicas que podem te ajudar a não passar por “estrangeiro mal-educado”. Claro que existem dezenas de coisas que podem ser ditas, mas terão outros posts assim no futuro!

APRENDA A LER HANGUL

Você não precisa saber coreano pra vir pra Coreia (turismo), mas saber ler o alfabeto coreano já é meio caminho andado pra ter mais independência na hora de comer, fazer compras e afins. Claro que saber inglês é um requisito nesse caso, nem que seja o básico, pois muitas coisas, principalmente em restaurantes e shoppings, têm palavras em inglês escritas em hangul, além do próprio idioma conter palavras que são, simplesmente, inglês escrito em hangul.

RECOLHA SUAS BANDEJAS

Principalmente em lugares como Mc Donalds, Subway, fast foods no geral, cafés, cafeterias, etc, você não deixa sua mesa bagunçada pra alguém limpar e vai embora. Além disso, tem que colocar cada coisa em seu lugar: tem lugar pro gelo que ficou no seu copo, pro copo, pra jogar fora a tampa e canudo do copo, jogar fora restos de comida, papel, colocar a bandejas e, dependendo do caso, talheres. Geralmente, em cafés você precisa só retornar a bandeja ao balcão, mas fast foods são como eu citei. Restaurantes não precisa disso tudo, pois com o prato principal e todos os pratos dos acompanhamentos, a mesa fica extremamente cheia e eles mesmos retiram tudo.

Se quiserem fazer isso no Brasil também, não tem problema, viu? É uma atitude ótima.

USE AS DUAS MÃOS PARA ENTREGAR COISAS

Não é educado entregar qualquer coisa usando apenas uma mão. Além da “hierarquia” das idades/experiência, onde devemos mostrar respeito aos mais velhos e mais experiente que nós, vale sempre tratar todos com respeito, certo? Na hora de pagar, de entregar algum documento, de oferecer o copo para encher e afins, entregue segurando com as duas mãos, ou com uma das mãos apoiando o cotovelo do outro braço.

ENTENDA AS AJUMMAS

Ajumma (아줌마) são as senhorinhas com suas roupas super coloridas e personalidade explosiva. Claro que isso não é um esteriótipo, mas a imagem que temos delas de dramas e filmes não é de todo errado. Na verdade, ajummas em todo o mundo são as adoráveis “tias“. Elas vão te abraçar como se fossem sua avó, vão falar que você está muito gordo e precisa emagrecer, ou que está muito magro e precisa engordar, vão puxar assunto no metrô, se fizer cara de perdido no mercadinho, elas vão grudar em você pra te ajudar. Ajummas são super sociáveis, então não adianta vir como “não me toque” com elas, e nem se assustem se, no meio da rua, alguém bater no seu braço ou te segurar de forma muito íntima falando “aigooo~ não está com frio???”

ARROZ PÓS-REFEIÇÃO

Um costume em várias refeições como bulgogi, frangosamgyeopsal, é que depois que você está super cheio de carne, kimchi, namul (broto de feijão), gyeran jjim (ovo cozido no vapor), tofu, japchae (macarrão de batata? Não sei como traduzir huahuaa), doljaban muchim (alga temperada), dentre outras dezenas de acompanhamentos (banchan) da cozinha coreana, no final de tudo você pede: arroz! A cultura é deixar um pouco da carne na grelha, pedir o arroz, geralmente com a opção de alga e queijo, misturar tudo e comer mais! É a melhor parte da refeição, e ainda garante que nada vai sobrar!

DIVIDIR, DIVIDIR, DIVIDIR

Se você tem algum problema em dividir comida, talhares, copos, talvez seja difícil comer em grupo na Coreia. Muitas das refeições não são vendidas em pratos individuais, mas sim em porções para a mesa, e todos comem de um grande prato ou da grelha no centro da mesa. Algumas bebidas também podem vir em um grande copo (super grande) e canudos, e mesmo que seja um prato individual, eles vão supor que você vai dividir e vão trazer mais de um talher. A economia é enorme, tanto em comida como pro nosso bolso, até em restaurantes de comida ocidental, eu e minhas amigas pedimos pelo menos três pratos diferentes e comemos todos juntas.

SACOLAS PLÁSTICAS NÃO SÃO GRATUITAS

Tirando lojas de conveniência, das que fui até agora, em mercados e lojas de utilidade, se você quiser uma sacola plástica pra guardar suas compras, tem que pagar por elas. O melhor é pedir logo no caixa, quando for pagar, porque se não falar nada, eles nem sempre perguntam, e vão apenas supor que você vai guardar na mochila, que tem a sua própria sacola ou que vai levar na mão. Claro que o valor não é grande, R$0,25 por uma sacolinha resistente.

NA DIREITA: PARADO, NA ESQUERDA: COM PRESSA

Até que esse costume acontece um pouco no Brasil, vejo muito em São Paulo e um pouco em Brasília, não sei em outros lugares, mas aqui não há quem não faça: lado esquerdo da escada rolante tem que ficar livre para quem vai subir andando. Então, não obstrua esse lado se você vai esperar a escada te levar. E também, em escadas comuns, o fluxo é o mesmo que o de carros: lado direito vai, lado esquerdo volta.

PREPARE UM CALÇADO RÁPIDO DE TIRAR/COLOCAR

Muitas vezes o cadarço nem mesmo é amarrado, ou é amarrado bem baixo, pro pé poder sair facilmente. Alguns tênis já tem um design que facilita o processo. Claro, não é em todo lugar que precisa tirar o sapato, mas se você souber que o restaurante que vai requer isso, ou se você está indo visitar a casa de alguém, o melhor é já ir preparado pra não ter que ficar muito tempo amarrando e desamarrando o calçado, porque os coreanos só apoiam um pé no calcanhar do outro e pronto.

“SERVICE”

É muito comum, principalmente sendo estrangeiro, receber service. A tradução seria um “agrado” que você pode receber em restaurantes e cafés. Uma bebida grátis, um cookie, qualquer coisa! Também pode acontecer quando você é um cliente assíduo. Sempre vamos em um restaurante de bulgogi e tanto já recebemos Yakult como garrafa de 600ml de Coca-cola, também em uma pizzaria que vamos sempre, recebemos refrigerante. Até comida já recebemos a mais. Então, se você ver que surgiu algo que não pediu na sua mesa, provavelmente é um service, então agradeça ao garçom! ♥

Gostaram do post? :D Espero que sim!

Estou preparando outro “Aprendendo coreano com…” e juuuro que estou procurando tempo pra gravar e editar um novo vlog! Além disso, voltei com meu blog Coreando, onde eu vou falar mais de música coreana e afins, e comecei o My Korean Days, que é um tipo de diário onde eu vou treinar meu coreano.

Em breve posto mais! Obrigada por acompanharem! ^^~

Banner Inscrição

Anúncios

5 comentários em “10 Coisas Pra Saber Antes de Ir pra Coreia!

Adicione o seu

  1. Adorei a postagem,é sempre bom aprender mais sobre a Coreia e tinha algumas coisas ai que eu não sabia como o das bandejas que aqui geralmente a gente só come,paga e vai embora XD

    1. Né? Algumas coisas a gente só descobre na convivência mesmo, o certo é observar tudo ao nosso redor, pra saber melhor o que fazer e o que não fazer. xD

    1. Pois é, apesar de reservados, eles não são anti-sociais como muita gente pensa. Principalmente sendo estrangeiro, eles conversam bastante com a gente.

  2. Ain <3 fiquei com vontade de conhecer umas Ajummas *3* elas parecem tão amrozinhas… eu li posts que, na minha cabeça, elas pareciam umas nojentinhas sabe tipo: "VOCÊ NAO DEVIA TAR NO MEU PAÍS" ou sei lá, me olhar com desgosto ;-; Mas, tipo, NÃO TO DIZENDO QUE O POST DIZIA ISSO, to falando o modo em que eu compreendi o3o
    Ai eu li esse post seu e falei "OMG EU QUERO UMA PRA MIM GUARDAR NUM POTINHO" pq parecem tão fofas <3

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: