Aprenda sobre o Ano Novo Lunar!

Quem acompanha a cultura asiática, já sabe da existência do Ano Novo Lunar (popularmente conhecido como “Ano Novo Chinês”), vemos os ídolos vestindo seus hanboks (traje tradicional coreano), posando pra fotos com reverências formais e desejando 새 해 복 많이 받으세요! (Se he bok mani baduseio) para todos, e com essa data maravilhosa se aproximando, vou falar brevemente dela!

Primeiro, qual a diferença do Ano Novo “ocidental” para o Ano Novo Lunar? Como diz o nome, o Ano Novo Lunar se baseia no calendário lunissolar, que toma como referência não apenas as posições do sol, mas as fases da lua. O Ano Novo Lunar começa na noite da segunda Lua Nova após o solstício de inverno (em alguns casos, na terceira Lua Nova, mas só ocorrerá de novo em 2033).

Na Coreia, o Ano Novo Lunar é chamado de 설날 (pronúncia: Sollal), e é comemorado por três dias; o dia que precede o ano novo, o dia em si, e o dia depois, sendo um grande feriado nacional. É o momento que todos voltam para suas cidades natais para celebrar com a família, o que resulta em engarrafamentos extensos e transforma viagens de duas horas em oito horas (ainda bem que o feriado é grande, hein?!)

Entre vários costumes da celebração, temos o 세배 (Sebe), onde as crianças fazem a reverência formal para seus pais ou avós e recebem um dinheirinho! Antigamente, recebiam  (Ddeok — bolinho de arroz) ou frutas, mas os tempos mudaram e virou o “dinheirinho que a vovó deu” que tanto temos no Brasil, né?!

제사 (Jesa) é um ritual de agradecimentos em respeito aos acentrais, onde é servida uma mesa com muita comida e, após o ritual, acredita-se que os ancestrais ajudarão seus descendentes com muita força durante o novo ano.

Também é “nesse Ano Novo” que considera-se a contagem de idade. Então é todo mundo ficando velho ao mesmo tempo!~ Pra completar a comemoração, o aniversariante (ou seja… todo mundo!) precisa comer 떡국 (Ddeokguk — Sopa de bolinho de arroz) pra ter sorte e sucesso no ano novo. Também é uma forma de perguntar a idade de alguém; “Quantos 떡국 você já comeu?”

Cada Ano Novo é atribuído a um animal do zodíaco chinês, e também um elemento (madeira, fogo, terra, metal e água), que variam a cada 12 anos, além, também, do ano poder ser Yin ou Yang. 2015 será celebrado o ano da Ovelha de Madeira Yin (traduzido também como Carneiro), também podendo ser chamado de “Ano da Ovelha Azul.” Acredita-se que o ano da ovelha será repleto de paz e tranquilidade, diferente de 2014, que foi dinâmico, agitado e conturbado, por ser o Ano do Cavalo.

Entre as inúmeras comemorações tradicionais, também temos museus fazendo exposições sobre ovelhas, Sheep Cafes (cafés onde você come e toma seu cafezinho na companhia de ovelhas) fazendo promoções pra quem quiser passar o ano novo lá, além de muitas outras comemorações ao redor do país! ♥

Aqui em Daejeon vai ter celebração em grandes pontos da cidade; EXPO Park, Sky Road e O-World. Falta decidir pra qual ir pra celebrar meu primeiro Ano Novo Lunar aqui!~

O BrazilKorea, site que eu super acompanho, respeito, adoro ♥ também fez um post sobre o Ano Novo Chinês!

Pra vocês, um Feliz Ano Novo também e… feliz aniversário? hauhauha

Anúncios

2 comentários em “Aprenda sobre o Ano Novo Lunar!

Adicione o seu

    1. Brisa씨도, 새 해 복 많이 받으세요! ♥ Que esse recomeço apague o que aconteceu de ruim essa semana e te fortaleça pelo resto do ano!!~

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: