[APRENDA COREANO COM…] BIG BANG!

안녕 안녕 여러분!~

PRIMEIRO: Já estão participando do sorteio pra ganhar TRÊS CDs do Teen Top?! Clique aqui!

Agora que eu tenho um arsenal de sugestões para os posts do bloco “Aprenda coreano com…”, irei fazer post toda quarta-feira. ♥ Na lista de espera já tem Super Junior, GOT7, TVXQ, 2PM, VIXX, B.A.P, 2NE1, Crayon Pop, BTOB… todos eles sugestões dos leitores, então podem sugerir também!

Leia os posts anteriores:

Aprenda coreano com… EXO!
Aprenda coreano com… BTS!

O intuito dos posts é passar um pouco de conhecimento aleatório de gramática e expressões em coreano através de grupos de música. Sou apenas uma estudante, então peço desculpas se faltar didática e por qualquer erro, mas faço o possível para oferecer a vocês um bom material!

Acatando as sugestões, vamos aprender coreano com BAE BAE do Big Bang!

A gramática que vamos aprender é uma muito usada nas conversas do dia-a-dia, e aparece algumas vezes na música para praticarmos!

VERBO + 아 / 어 / 해 주다 (a/ó/rê judá) é a gramática que indica que você está pedindo algo para você, que vai depender do verbo que você vai unir à gramática. O verbo 주다 (judá), por si só, significa “dar“, mas unido a um novo verbo, transforma seu sentido.

Lembram que os verbos terminam em , e para conjugá-los temos sempre que retirá-lo? Após retirar o , a última vogal da palavra (última VOGAL, não última letra) é que vai definir qual desses: 아 / 어 / 해 você vai usar. Complicado?

  • Verbos onde a última vogal é 아 ou : usa-se o 
    다 ⇒  ⇒ 아 주다 (repetição de vogal) ⇒ 가 주다 (cá judá)
    다 ⇒  ⇒ 아 주다 (união de 오 e  resulta em uma vogal existente no alfabeto coreano) ⇒ 와 주다 (uá judá)
  • Verbos terminados em 하다: usa-se
    사랑하다 ⇒ 사랑 ⇒ 사랑해 주다 (saranrê judá)
  • Verbos terminados com as outras vogais: usa-se
    다 ⇒ 다 ⇒ 어 주다 (mógó judá)
    다 ⇒ 다 ⇒ 어 주다 (união de 오 e  resulta em uma vogal existente no alfabeto coreano) ⇒ 줘 주다 (juó judá)

Observação: O coreano sofre mudanças entre as regras gramaticais e a pronúncia ou escrita, para tornar mais conveniente o uso dela em certas palavras, no caso de verbos terminados nas vogais ou , o acréscimo do  pode ser omitido. Outras exceções podem aparecer, e eu, infelizmente, não tenho como explicar todas.

다 ⇒  ⇒ 어 주다 ⇒ 내 주다 (nê judá)

É só ver a última vogal do verbo, acrescentar o conectivo requerido de acordo com a última vogal e pronto!~ Agora, vamos analisar na música:

  • Tempo: 00:30

G-Dragon canta “살려 줘 Babe!(Salió juó Babe) que é resultado da união de 살리다 + 아 / 어 / 해 주다.
살리다 termina com a vogal (i), requerendo que seja adicionado o. Como o fonema existe em coreano, no lugar de escrever 살리어 주다 (Salió judá), escreve-se 살려 주다 (Salió judá). A pronúncia é a mesma, mas a escrita muda para ficar mais prática.

살리다 : salvar + 아 / 어 / 해 주다 : pedido, favor = 살려 줘 : Salve-me, por favor
* é a conjugação informal do verbo 주다.

  • Tempo: 00:35

Não passa muito tempo para que Taeyang cante “아름다워 줄래(Arumdáuó julê) que é resultado da união de 아름답다 + 아 / 어 / 해 주다.
아름답다 é um adjetivo irregular, explicando de forma simples, o vira (u), tornando a última vogal da palavra e requerendo que seja adicionado o. Como o fonema uó existe em coreano, no lugar de escrever 아름다우어 주다 (Arumdauó judá), escreve-se 아름다워 주다 (Arumdauó judá). Novamente, a pronúncia é a mesma, mas a escrita muda.

아름답다: bonito 아 / 어 / 해 주다 : pedido, favor = 아름다워 줄래 : Seja bonita, por favor
*줄래 é a conjugação informal do verbo 주다 com o acréscimo de uma segunda gramática que também simboliza, em alguns casos, um pedido ou favor.

Como a gramática é bem simples, a explicação também é bem curtinha, mas façam que nem eu: procurem essa gramática em outras músicas! Certeza que vocês vão achar em muitas, e daí vão aprender com mais verbos e novas expressões!~

Até. ♥

Anúncios

6 comentários em “[APRENDA COREANO COM…] BIG BANG!

Adicione o seu

  1. Cd’s de Teen Top ♥_♥ Já participando o/
    Essa é bem mais complicadinha de entender porque muda muito, mais espero que com o tempo e uso fique mais automático !!

    :) Obrigada

    1. É complicadinha, mas se você aprender a lógica de adicionar o “아 / 어 / 해” ao verbo, você já tá um passo a frente pra entender INÚMERAS gramáticas em coreano, porque muitas se baseiam nisso (muitas mesmo). Então é só usar a lógica pela vogal explicada no post, se resultar numa vogal que existe, substitui a escrita, se não, só adiciona o “아 / 어 / 해” mesmo. Treina com alguns verbos e procure exemplos em outras músicas que ajuda ♥ (Se pesquisar “줘 MV” no Youtube aparecem algumas músicas que usam a gramática no título – e consequentemente, no refrão xD)

  2. Eu gostaria de saber algumas músicas com esse tipo de gramática que você conheça, ja que a maioria das vezes eu não tenho tempo pra procurar e quando eu acho alguma as vezes não é a mesma gramática.

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: