Dica para ler letra cursiva em coreano!

안녕 안녕 여러분!~

Muita gente pediu para que eu fazer um vlog explicando como faz para identificar letras cursivas em coreano, mas eu achei mais prático colocar esse conteúdo aqui no blog já que vai precisar de muita imagem.

Primeiro de tudo: para aprender a ler letra cursiva em coreano, você precisa já saber o alfabeto hangul, senão, o que você vai querer identificar?

Quando a gente aprende a ler hangul, principalmente com um professor, acabamos nos prendendo muito ao visual da letra ensinado, também porque muitos professores exigem seguir a sequência da escrita dos traços e o “formato” das letras, quando estamos no nível iniciante. Eu entendo o porquê, mas tanta rigidez é o que dificulta a pessoa a entender que essa estrutura não é tão inflexível. Minha professora reclamava que meu ㅁ(m) não era escrito na ordem certa, até que eu notei que ela — coreana — também não fazia na ordem que ela nos ensinou, embora, no final, os dois acabassem sendo um ㅁ(m). A gente se preocupa tanto em identificar os símbolos que nos foram ensinados seguindo uma estrutura x que, se vemos algo que foge aquela fórmula, ficamos muito confusos. E é isso o que acontece com as letras cursivas em coreano.

Então, sem mais delongas, vou dar algumas dicas de como identificar letras cursivas em coreano!

Como eu comentei antes, as letras coreanas vão seguir uma estrutura, assim como o alfabeto romano. Nós aprendemos, na pré-escola, como o A, B, C, D são formados, e vemos tantas variações dessas letras em letreiros, textos, capa de livro, etc, que aprendemos as características básicas que identificam essas letras. Por exemplo;

Temos a letra Resultado de imagem para a letter png. O “A” é formado por, basicamente, três traços: dois diagonais que se conectam do topo à base, e um horizontal entre eles. Porque entendemos que essa estrutura forma a letra “A”, conseguimos identificá-lo não importa a fonte da escrita. Mesmo que algumas sejam mais elaboradas, nós partimos da estrutura inicial e sabemos que não é outra letra senão o “A”;

Resultado de imagem para a letter png Imagem relacionada Resultado de imagem para a letter pngResultado de imagem para a letter png   Resultado de imagem para a letter png

O mesmo vai acontecer com qualquer outra letra: nós as identificamos, não importa a fonte, porque sabemos qual é a estrutra básica delas. E se não conseguimos identificar com clareza, muito provavelmente é um problema de design, não nosso.

Pepsi x Aape looks like Pepsi x Rape.

 

Então, se aplicarmos esse pensamento ao hangul, o que acontece?

Quando vemos a letra ㄱ (g), notamos que ela é formada por dois traços; um horizontal e um vertical que se conectam e criam uma ponta do lado direito. Logo, essa é a estrutura básica a ser seguida para escrever o ㄱ (g), não importa a fonte.

gyut

Ou seja, temos que entender os traços básicos necessários para criar a letra e, a partir daí, aplicá-lo nas escritas cursivas que temos dificuldade de ler, para nos acostumar com as várias fontes coreanas.

Vamos ver uma leva de exemplos para vocês entenderem?

Resultado de imagem para 간판
논현 장어

Assim como no alfabeto romano, a letra cursiva coreana também, geralmente, conecta uma letra à outra, e é isso que muitos acham difícil de identificar.

O primeiro caracter do caso é o 논 (non), pois a primeira parte da letra é um traço vertical conectado a um traço horizontal, criando uma ponta na esquerda, que é a estrutura básica do ㄴ (n). Sabemos que, obrigatoriamente, após uma consoante precisa vir uma vogal na escrita coreana. No caso, vemos que é uma letra horizontal, o que nos deixa com ㅡ (û), ㅜ (u), ㅠ (iu), ㅗ (ô), ㅛ (iô). Apenas uma delas é formada por um traço horizontal com apenas um traço vertical apontando pra cima: o ㅗ (ô). Se eliminarmos o que já sabemos, “노” (nô), nos resta, novamente, um traço vertical conectado a um traço horizontal com a ponta na esquerda: outro ㄴ (n). Por fim, “논” (non).

A sílaba seguinte vemos como é quando as letras se conectam: 현 (hión). No comutador, fica tudo quadradinho e bonitinho, proporcional, mas letra cursiva não é assim! A “bolinha com chapeuzinho” é o ㅎ (h), e, como temos uma letra ao lado dela, obviamente será uma vogal. A vogal com um traço vertical e dois tracinhos horizontais aparecendo na esquerda é o ㅕ (ió). E notem: ele não tem rabinho apontando pra direita como na imagem. Ou seja, temos que separar as letras para identificá-las; nos resta o ㄴ (n) se cortarmos o ㅕ (ió) onde sua estrutura básica acaba.

Em 장 (jang), pode parecer estranho a forma como o ㅏ(a) se conecta ao ㅇ (ng), e algumas pessoas podem achar que se trata de um ㄴ (n). Mas vocês, bonitos, que estudam coreano, sabem que uma consoante obrigatoriamente vai vir seguida por uma vogal em coreano! Não tem como escrever ㅈㄴㅇ(j n ng) porque são todas consoantes. Logo, a vogal que tem como estrutura básica um traço vertical com um traço apontando para direita é o ㅏ (a). O traço “extra” que aparece embaixo é o que conecta o ㅏ (a) com o ㅇ (ng), porque, em letra cursiva, as letras acabam se conectando.

Imagem relacionada

Vamos ver mais exemplos, e tentem assimilar a estrutura básica da letra com o que vocês estão vendo!

Resultado de imagem para 간판
쏭스 핫도그
Resultado de imagem para 간판
레이크 동물병원
Imagem relacionada
자갈 자갈

Pode parecer complicado ficar pensando em traços e estruturas e tudo mais, mas é algo que fazemos em questão de milésimos de segundos quando lemos qualquer coisa escrita com o alfabeto romano: estamos processando informações que aprendemos e revisamos desde pequenos, além de estarmos rodeados de informação visual nas ruas, outdoors, revistas, cartazes, banners, etc. Se você quer identificar as letras cursivas em coreano naturalmente como o alfabeto romano, é questão de praticar e acostumar no cérebro.

Cada pessoa vai adquirir uma letra cursiva em coreano de acordo com a prática, não se importe com isso enquanto estuda!

Resultado de imagem para cursive letter korean

Espero que as dicas tenham ajudado, mesmo que tenha só iluminado a mente de vocês um pouquinho!

Banner Inscrição

Anúncios

Um comentário em “Dica para ler letra cursiva em coreano!

Adicione o seu

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: