Minha pesquisa sobre K-POP, figurino & feminismo!

안녕 안녕 여러분!~

Eu venho sendo cobrada bastante por esse post, então, aqui está ele!

Muitos acompanharam minha jornada escrevendo a tese* do meu mestrado, que tratou sobre feminismo, K-POP e figurino de girlgroups.

*Toda vez alguém me corrige ou questiona, então vou explicar: em coreano, não há diferenciação entre “tese” e “dissertação”, usa-se a mesma palavra, “논문(non-mun)”. Em inglês, “tese” é de mestrado e “dissertação” é de doutorado. Aqui na Coreia, quando eu não falo “논문”, a segunda língua de referência que eu tenho é o inglês. O correto, na minha vivência, é “tese,”  porque são os idiomas que eu preciso para sobreviver aqui, não português, então, pra mim, “tese” é mais certo para mestrado do que “dissertação,” e eu não consigo me acostumar o contrário.

Eu estava muito indecisa sobre o tema da minha tese, embora eu tivesse certeza que queria escrever sobre algo voltado para style coordinaiton (figurino) ou teoria das cores, mas eu sempre tenho um apelo muito social ou histórico nos meus trabalhos, e seria difícil se despreender disso. No terceiro semestre, por exemplo, fiz um trabalho com o título A Estratégia Criativa dos Figurinos da CLAMP,” e… eu fui para todos os lugares. Falei de história, reflexo social, teoria das cores, posicionamento ideológico… O mesmo aconteceu quando eu primeiro comecei a fazer um brainstorming do que escrever para a tese. O tema que eu escolhi, a princípio, foi “Pesquisa Sobre o Feminismo Presente na Moda do Século 21 — Focado na Imagem da Mulher Moderna.” Eu estava escrevendo muito e não chegando a lugar algum, e aí eu notei que eu não estava realmente escrevendo sobre o que eu queria, porque era muito abrangente. Tinha, até mesmo, teses de direito e psicologia na minha bibliografia, mais do que de moda. Então, eu suspirei, dei dois passos pra trás, e decidi mudar tudo.

Eu ainda tinha alguns temas que eu queria muito escrever, mas eu queria aproveitar o material sobre feminismo que eu tinha — e porque é um assunto que eu me interesso — e focar em algo que eu genuinamente gostasse. Foi assim que surgiu a tese “Análise de Figurinos de Girlgroups de K-POP — Focado na Expressão do Feminismo entre 2001-2017” (que, na verdade, foi o título final que surgiu depois da defesa da tese, contra a minha vontade, mas isso é outra história haha). O conteúdo da tese foi dividido em três etapas: classificação dos tipos de figurinos dos girlgroups de K-POP, análise dos figurinos de girlgroups de K-POP usados em músicas com temática feminista, e a importância do feminismo para o K-POP.

A tese, obviamente, só está disponível em sua versão final em coreano, aqui. Porém, ajeitei uma versão em português para quem tiver interesse em ler a pesquisa! :) Relevem qualquer estranheza semântica ou termos que soem incomuns à língua portugesa. Essa tese foi escrita paralelamente em português, inglês e coreano, algumas coisas foram traduzidas de um idioma pra outro e outras coisas foram escritas em apenas um deles, então, para criar esta versão em português para vocês, eu tive que “reescrever” algumas boas partes do conteúdo (e outras eu só traduzi diretamente e, por isso, vão ter ficado estranhas… lol)

Aqui, vocês podem dar uma olhada na minha pesquisa!

Muito obrigada a todos que auxiliaram de alguma forma, e vamos seguindo em frente para as próximas etapas!

 

Anúncios

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: