Como criar um nome coreano! (Atualizado)

안녕 안녕 여러분?

Há muito tempo, eu fiz um post neste blog sobre como criar um nome em coreano. É um dos posts mais acessados do blog, e eu agradeço muito o interesse de vocês! Por isso, decidi relançar a postagem com uma abordagem mais didática ensinando-os a como criar seu nome em coreano!

Então, espero que gostem desta atualização e possam criar um nome especial para vocês!

Aviso: quem me ensinou esse método de criar um nome em coreano foi minha professora de coreano de quando eu ainda estudava em Brasília. Ela é coreana e incentivou a gente a ensinar outras pessoas a fazerem o mesmo!

Observações:

1) Por serem dois idiomas diferentes, nem todos os fonemas serão o mesmo nos dois casos. Alguns são categorizados por aproximação do som.

2) Se não encontrar nenhuma das sílabas iniciais de qualquer um de seus sobrenomes, você pode tentar buscar em sites com listas de sobrenomes coreanos mais opções!

3) É impossível eu incluir sozinha todas as sílabas e combinações possíveis. Entendam essa postagem apenas como um guia para ajudá-los!


SOBRENOME

Para fazer mais sentido, o ideal é tirar do seu sobrenome brasileiro o seu sobrenome coreano. A dica é pegar a primeira sílaba do seu sobrenome e encontrar um sobrenome em coreano que tenha uma sonoridade parecida, lembrando que pode mudar um pouco do seu sobrenome de verdade, já que são idiomas diferentes com fonemas diferentes.

Fiz uma tabelinha com várias sobrenomes coreanos e quais sobrenomes brasileiros poderiam ser equivalentes a eles. Mesmo que seu sobrenome não esteja na lista, você pode procurar a sílaba que tenha o mesmo som que ele!

Sobrenome coreano

Sobrenome brasileiro

Hangul Romanização Pronúncia
Ka/Ga Ga Campos, Cardoso, Carvalho, Castro, Garcia, Caetano
Ko/Go Correia, Costa, Gomes, Gonçalves
Koo/Goo Gu Cunha
Na Na Nascimento,
노(로) No (Ro) Nô / Rô / Lô Lopes, Noronha, Nogueira
Do Domingues, Toledo, Torres
Doo Du Duarte, Duque, Dutra
La La Lago, Lapa
Lee Li Ribeiro
Lim Lim Lima
Ma Ma Machado, Marques, Martins, Marinho, Magalhães, Matos
Mae Medeiros, Melo, Mendes, Mesquita, Mendonça
Mo Monteiro, Moraes, Moreira, Moura
Mi Mi Miranda
Park Bak Barbosa, Barros, Batista, Paes, Vasconcelos
Bae Bernardes, Fernandes, Ferreira, Pereira, Veloso
Beon Bón Borges
Bo Bonfim
Bi Bi Viana, Vicente, Vieira, Bicalho
Sa As Sales
San San Santana, Santos
Seo Soares, Souza, Sodré, Sobrinho
Shi / Si Shi Silva, Siqueira
A / Ah A Almeida, Abreu, Alves, Amaral, Araújo, Azevedo, Arruda, Assis
An / Ahn Na Andrade, Antunes
Ae Ê Esteves, Espindola, Henriques
Oh Ô Oliveira
Lim / Im Lim / Im Lima
Je Jesus
Ji Ji Dias
Cha Tcha Xavier
Tae Teixeira, Teves
Pan Pan Fagundes
Po Fontes, Fonseca
Pi Pi Figueira
Ha Ra Ramos, Rabelo
Hae Reis
Heo Rocha, Rosa

Ho

Rodrigues

 


NOME

A partir daqui, pode ficar um pouco difícil criar um nome e não saber se ele é feminino, masculino, sem gênero, se ele existe, se ele soa engraçado ou se sequer faz sentido! Por isso, eu sempre digo que é importante pesquisar o nome criado na internet pra ver se não está muito fora de nexo.

ESCOLHENDO A PRIMEIRA SÍLABA DO SEU NOME

Da mesma forma que você buscou um sobrenome coreano que tivesse uma sonoridade parecida com seu sobrenome de verdade, você vai fazer o mesmo com seu nome! O que complica um pouco é que existem inúmeras sílabas para nomes coreanos, mais do que para sobrenomes.

Sílaba coreana

Exemplo em português
Hangul Romanização

Pronúncia

Ka/Ga Ga Gabriela
Ki/Gi Gui Guilherme
나/라 Na/La Na/La Natália, Laura
Li Li Lívia
Lo/Ro Lo/Ro Lorena
Lu/Ru Lu/Ru Lucas
Da Da Daniel
Dae Débora
Man Man Manuela
Moon Mun Monique
Mi Mi Miguel
Bi Bi Bianca
Bo Bóris
Bin Bin Vinícius
Sa Sa Sara
Sang Sandra
Soo Su Suélen
Seol Sól Solange
Se Sérgio, Cecília
So Sofia
Soo Su Suellen
Shi/Si Shi Simone
Shin/Sin Shin Cíntia
A A Amanda
Ae É Helena
Ee/I I Ivone, Ítalo
O Ô Otávio, Olga
Woo U Ulisses, Úrsola
In In Inês
Ja Ja Jaqueline
Jae Jéssica
Jo João, Joana
Joo Ju Juliana
Joon Jun Júnior
Ji Ji Giselle, Diego
Chi Tchi Thiago
Ta Ta Tamires
Tae Teresa
Ha Ra Rafael
Hae Renata
Ho Romero
Hee Ri Ricardo


ESCOLHENDO A SEGUNDA SÍLABA DO SEU NOME

Agora, basta escolher um bias e pegar uma sílaba do nome dele! Divertido, né? Minha professora nos ensinou que o nome coreano fica muito mais especial quando temos, nele, um símbolo de carinho por alguém. ♥


CRIANDO O NOME EM COREANO

Vamos usar meu nome de exemplo?

스티븐연 연상엽 옥자 내이름은 이름 구순범 GIF - StevenYeun Name ...
“Meu nome é Goo Sunbeom”

Meu nome é Thais Lima, e meu bias é o Heechul (Super Junior).

Do meu sobrenome, Lima, eu posso escolher tanto 임 (Im) como 림 (Lim). Isso acontece porque a consoante, quando na primeira sílaba, pode ser lida como o som da vogal apenas também. Não dá pra explicar muito detalhadamente, mas, se seu sobrenome é com L, você pode ter a licença poética de escolher entre a “versão com L” e a “versão sem L”! E se um sobrenome seu não está funcionando, pode usar o outro!

Do meu nome, Thais, eu posso escolher 타 (Ta) ou 다 (Da). No caso, é porque a pronúncia de e são relativamente próximas. Tanto que, quando eu falo meu nome pra um coreano, cada um escreve em coreano de um jeito. Por achar mais bonito do que , eu só optei por ele mesmo! Mais uma licença poética hehehe O importante é ter a base do seu nome, mas não existem regras!

Por fim, meu bias, Heechul (희철). Eu peguei a sílaba porque já conhecia o nome 다희 e fiquei feliz com a coincidência de juntar meu nome com o do Heechul e conseguir ele!

Meu nome coreano fica 임다희 (Im Dahee). Se eu tivesse alguma dúvida sobre se esse nome existe ou não, jogando na internet aparecem algumas artistas e fotos de pessoas que tem esse nome. Outra dica é jogar no Dicionário Naver, porque ele dará exemplos de frases que podem conter o nome criado na frase.


Espero que tenham gostado da atualização da postagem! Tentei fazer mais simples e didático, mas, como eu disse antes, isso não é uma regra! Se você conhecer algum coreano, pode pedir ajuda dele para criar um nome pra você, ou você pode pegar um nome que já exista e ache bonito.

Reforço que quem me ensinou esse jeitinho de criar um nome coreano foi minha professora de coreano, que nos incentivou a ensinar para mais pessoas!

Especialmente para esta postagem, eu vou ajudar as primeiras 50 pessoas que comentarem no post a criarem um nome coreano! Então, basta comentar seu nome e sobrenome, e um bias seu de K-POP!

Espero que tenham gostado e nos vemos na próxima!

Sites de referência para nomes coreanos:
(1), (2), (3), (4)


 


51 comentários sobre “Como criar um nome coreano! (Atualizado)

  1. Tô tendo dificuldade no nome próprio, o sobrenome acredito que o mais próximo da pronúncia seria 배 né? Enfim, meu nome completo é Marcela Pereira e queria usar o nome da Sunmi. xD
    Adorei o post, ficou bem didático e de fácil entendimento! 💖

    1. 배 é perfeito pra Pareira! Agora, realmente, eu também tenho problemas com 마 porque a maioria dos nomes que eu conheço são masculinos ㅠㅠ A gente pode trapacear um pouquinho e usar a segunda sílaba 세 (ce), 세미 é um nome feminino que eu acho beeem bonito ♥ 배세미 / Bae Saemi~
      Fico feliz que tenha gostado da postagem!

  2. Oii! Adorei o post! Há anos tento montar um nome coreano para mim, mas sempre fico na dúvida se está muito distante do meu nome mesmo.
    Meu nome completo é Letícia Guimarães Queiroz, sinto que ambos são meio complicados pra pronuncia coreana :(
    Vou adorar a ajuda!! haha e meu bias é o Park Jimin do BTS
    Muito obrigada pela ideia de ajudar a gnt! <3

    1. Oi, Letícia! Olha só, já podemos começar que GUIMarães é perfeito pro sobrenome 김 (Kim). Sobre seu nome, realmente é meio incomum nomes com 레/래, então, podemos mudar um pouco pra 리, que é mais comum, e usar o nome do Jimin (지민) primeiro: 김지리 (Kim Jiri). Jiri não é um nome super comum, mas existe hahaha Claro que, se você não gostar de como ficou, pode trocar alguma das sílabas, faz parte da experiência! ♥

  3. Eu to muito feliz que achei alguém que me explique isso, porque eu realmente queria “adotar” um nome coreano pra mim, só to tendo dificuldade em montar. Em relação ao sobrenome, já ficou decidido o 산, mas não sei meu nome em si, pode me ajudar? Meu nome é Giovanna, e em relação ao bias, pode ser o Taehyung ou o Jungkook, os dois são mega importantes pra mim. Obrigada, de verdade <3

    1. Você pode usar o 지 (Ji, que tem a pronúncia da primeira sílaba do seu nome; Giovanna) com o 형 do Taehyung, e fica um nome bem comum e bonito! 지형/Jihyung. ♥

  4. Eu tô precisando de ajuda o meu nome é Elisângela Vitória Ferreira da Silva e eu acho bem complicado hehe~~

  5. Eu tô precisando de ajuda o meu nome é Elisângela Vitória Ferreira da Silva e eu acho bem complicado hehe~~e meu utt é o Suga

    1. Você pode pegar o 배 (Bae) do Ferreira pro sobrenome. Como coreano não tem o som do F no alfabeto, o 배 pode servir como equivalente. E aí, o Yoon de Yoongi com o Vi de Vitória, dá pra fazer 윤비 (Yoonbi) – o V é o mesmo motivo, o som equivalente seria o B. 배윤비, Bae Yoonbi.

  6. Oi me ajuda pfvr gostei mt do poste e queria mt ter um nome coreano . Meu nome é Yara Ravena Barbosa de Oliveira Costa , gostei do sobrenome 박 ( park ) que é equivalente a meu sobrenome Barbosa , mas em relação ao meu nome Yara não encontro nomes parecidos , na primeira sílaba do nome vc pode usar o nome Yara ou Ravena . Meu utt é o Min yoongi . Espero que possa me ajudar,pleasee ,.

    1. Oi! Você pode usar o 라 pro Ravena e o 윤 do Yoongi, a escrita em coreano fica 윤라, e romanizado pode ser Younra, Yoola, Yula. A pronúncia é iu-lá. 박윤라/Park Yoola.

  7. Oiii! Gostei muito do seu post ! Faz tempo que tenho tentado montar um nome em coreano para mim , mas sempre eu fico na dúvida se está muito distante do meu nome mesmo…
    Meu nome é Lívia Almeida de Lima , nunca encontro um resultado na pronuncia do coreano para meu nome :(
    Vou adorar uma ajuda !!hehe meu bias e o Taehyung
    Muito obg por ajudar a gnt :3

    1. Oi! Pro sobrenome, você pode pegar 아 (Ah) do Almeida, ou 임 (Im/Lim) do Lima. Pro nome, você pode pegar o Tae do Taehyung e o Li do Lívia, fica Taeri (태리), por causa da escrita, o L teria som de R nesse caso. É um nome bem popular! ♥

  8. Oiee! Meu, eu amei seu post! Nunca tinha achado um que explicasse tão bem e tão simplificado ao mesmo tempo como criar um nome coreano. Mas eu estou com dificuldade para criar o meu, porque meu sobrenome é de origem italiana, e isso complica um pouco kkkk. Pode me ajudar? Meu nome é Isadora Zacarelli Pimenta e meu Bias é o Jackson Wang do GOT7 e a Jeon Soyeon do (G)I-DLE

    1. Oi, Isah! Que bom que gostou do post! Um dos nomes que dá pra fazer é 자이소 (romanizado: Ja Iseo; pronúncia: Ja Issô), porque o Zacarelli romanizado ficaria 자카렐리. Mas é bem incomum, e tem uma loja de bolinho de arroz com esse nome hahahaha Outra opção é sair um pouco da fórmula do post e usar seu nome pro sobrenome, e seu sobrenome pro nome, ficaria 이자연 (romanizado: Lee Jayeon; pronúncia: I Jaión). Aí já é um nome mais comum, sem erro! :) Abraços!

    1. Oi, Vitória! Seu nome pode ficar 허은비 (Heo Eunbi, se pronuncia Ró Unbi). O Heo vem do ROdrigues, o Eun do Eunwoo e o Bi do VIctória (em coreano, não existe o som de V e eles usam o B pra isso). Abraços!

  9. eu ameiiii seu post, fico muito feliz que tenha alguém que se importe em ensinar as pessoas a fazerem seu próprio nome em coreano,Então meu nome com as sílabas ficaria 호=Rodrigues / 비=Victória / 변= Idol/Byun Baekhyun. Só que eu achei que ficou muitoooo estranho, eu tinha pensado em outros como:
    은 숙 – Eun-Sook.
    인 숙 – In-Sook
    장 미 – Jang-Mi.
    정 자 – Jung-Ja
    경 숙 – Kyung-Sook
    진 이 – Jin-Ah
    경 숙 – Kyung-Sook
    미 준 – Mi-Joon
    소 현 – So-Hyung
    Eu fiz um outro nome pelo significado, que foi Sa-Rang – 사랑, pode me ajudar??? ksksksksk

    1. Aaaah, agora que eu vi esse comentário! Te ajudei no outro hahahhaha Só corrigindo dois dos nomes que você mandou, o Jin-Ah é 진아, do jeito que está escrito é Jin Ih, e o último é Seo Hyun, com g seria 소형.

  10. oi, eu adorei o teu post mas eu fiquei c muita duvida com fazer um nome :/ enfim, meu nome eh bernardo e eu tenhos 3 bias, im nayeon do twice, hwang yeji do itzy e son seungwan (wendy) do red velvet. espero que vc me responda :))

    1. Oi, Bernado! Precisava do seu sobrenome pra fazer como minha professora ensinou, mas você pode pegar o sobrenome de um bias também hahaha Então você pode escolher entre Im, Hwang e Son, e com a primeira sílaba do seu nome Ber (Bê – 배), e uma sílaba das bias, tem o nome 연배 (Yeonbae, pronúncia: iónbê) ou 승배 (Seungbae, pronúncia: sunbê). Como eu dei duas opções com os nomes da Nayeon e da Wendy, você pode pegar o sobrenome da Yeji hahahaha 황연배 ou 황승배. Abraços!

  11. Dayse em ingles é margarida. Poderia entao construir meu nome coreano com silaba do meu sobrenome + margarida
    Nao sei se seria assim: Be deiji???
    Desde ja agradeço
    PS so curiosidade, estou conhecendo a cultura coreana um pouco, mas ja gosto muito

    1. Oi, Dayse! Eu nunca vi um nome coreano que venha do inglês, então não posso te dizer se seria muito incomum, mas acho super bonito pra você usar sem necessariamente ser seu “nome coreano”, porque 데이지 (Deiji) seria a pronúncia do seu nome mesmo (Dayse) em coreano, e colocar o 배 (Bae, pronúncia bê) pro Becker fica ideal! Você já sabe bastante pra estar conhecendo a cultura coreana agora!! Espero que aprenda muitas coisas boas ♥ Abraços!

  12. Oi, eu gostei muito do seu post mais eu fiquei com muita dificuldade em criar um nome coreano com as dicas que você deu, em 2016 eu fiz um, não com suas dicas, com dicas de outro post e gostei muito: 김경미 só que ele não tem nada do meu nome e sobrenome: Flávia Menezes Vasconcelos, então gostaria da sua ajuda para criar, o meu bias é o Kim Taehyung do BTS e gostaria de saber se pode ter um nome coreano que não é muito parecido com o nosso próprio nome?! Desde já agradeço! (^^)

    1. Oi, Flávia! Eu acho que tudo bem ter um nome coreano que não é parecido com seu próprio nome. Os coeranos também, quando vão escolher um nome “em inglês” (como eles se referem), escolhem aleatoriamente, eu conheci várias Sally, Richard, John, Wendy… O jeito que minha professora ensinou foi apenas para que escolhessemos com alguma “base” o sobrenome, pegando do nosso próprio sobrenome, e com os nossos bias porque ela adorava enfiar k-pop nas aulas hahahaha Agora… preciso admitir que tem que desconstruir seu nome um pouco pra fazer um nome com sonoridade coreana, porque FLA-VI-A não são sons comuns ao coreano, principalmente o FL. Então, a gente pode pegar o A do final que fica seguro hahaha pro sobrenome, pode ser 박 (Park), que a pronúncia é BAK, com o k mudo, e Vasconcelos em coreano seria escrito com 바 porque, em coreano, não tem a pronúncia do V. Eu iria sugerir 박아형 (Park Ahyeong, pronúncia Bak Arrión). Abraços!

  13. Olá, estou com muita dificuldade para fazer meu nome coreano pois n gosto tantoo assim das silabas dele em coreano, meu nome é Rickson Rian Oliveira Gomes, minha bias se chama Jung Eun bi, então optei por pegar Eun, mas estou com dificuldades para montar o nome, pois já pensei em pegar ”ri”, ”o” ou ”go” mas n gostei de nenhum no formato coreano, então queria algo semelhante, mas n tenho ideia do que fazer.

    1. Oi, Rickson! Nossa, eu acho os sobrenome que vem do seus sobrenemos muito bonitos! hahaha Mas, uma opção que você pode ter, é usar então uma das sílabas do seu sobrenome pro nome em coreano. 은오 (Eunoh, pronúncia Unô) é um nome bem comum e bonito! Daí, você pode pegar o Ri do seu nome e usar o sobrenome Lee (이), porque seu nome em coreano seria escrito com 리 (Lee) hahaha Ficaria 이은오 (Lee Eunoh). Espero ter te ajudado! Abraços!

  14. Eu não consigo criar um nome legal 🙁meu nome é lorelyane gama Duarte , meu bias é jungkook, meu utt é jimin…se puder me ajudar agradeço muito😞❤️

    1. Oi, Lorelayne! Eu não consegui pensar em um sobrenome que soasse bem ㅠㅠ Pra nome, dá pra fazer 로지 (LOrelayne + JImin), que seria uma versão coreana de Rosy! O sobrenome… você pegar o Jeon do Jungkook hahaha 전로지! Espero ter ajudado. Abraços!

  15. Eu não consigo criar um nome legal 🙁meu nome é lorelayne gama Duarte , meu bias é jungkook, meu utt é jimin…se puder me ajudar agradeço muito😞❤️

  16. Olá, adorei seu post, não sei se ainda esta ajudando com os nomes… mas eu adoraria ajuda pra montar o meu npme é Hellen Bruna Santos e meu bias é o Donghyuck.

  17. Ameiiii, mas acho que preciso de ajuda….. Meu nome é agatha Paula melo, meu bias Kim Sung-Chang. Me ajudem por favor, agradeço desde já ❤️

  18. Amei o seu post mas tenho dificuldades com o alfabeto coreano e tô querendo fazer um curso pra aprender, então será que pode me ajudar? Não sei se com o meu nome é difícil mas é Isabela Cardoso e meu bias é o Jeon Jungkook do BTS ksksk

  19. Olá muito interessante

    Vc poderia me ajudar por favor
    Meu nome é Fernanda Silva
    Um ator que eu gosto muito é o Hyun Bin
    Como Ficaria?
    Valeu

  20. ola poderia me ajudar? ainda estou um pouco confusa
    meu nome completo é Sara Sousa Sinflorio
    acabou ficando repetitivo demais já que meu nome tem muito S kkk
    teria alguma sugestão?

  21. Ola, meu nome e Maria Francisca Pessoas de Queiroz grande ne kk por isoo estou tendo dificuldade de saber como ficaria meu nome em coreano e nos sobrenomes os exemplos n tem os meus sobrenome poderia me ajudar pf?? Meus bias e o jungkook e o jimin do BTS poderia me ajudar pfff??

  22. Oi, gostaria de ajuda com meu nome coreano, meu nome é Daiana Santos. Gostaria de colocar Sam ( Santos) e nome do Yoon do winner.

  23. annyeonghaseyo!!!
    Bem meu nome é kethilly emanuelly da silva e aprecio muito a cultura oriental e uma que eu tenho muito apresso é a coreana.Pretendo estudar na coreia do sul, mas estou com esse problema em relação ao meu nome.;-;
    Teria como me ajudar por favorzinhooo
    (ah, tbm tô com outro probleminha nn consigo decidir entre os meus bias: Kim taehyung e Choi Soobin)
    desde já te agradeço muito mesmo seu post ja me ajudou bastante ;)

  24. Boa tarde!!!
    Gostaria muito de ajuda.
    Meu nome é Elizabeth Luz e gosto de “Gi” (bravura) gostaria de uma combinação.
    Desde já agradeço 💜

  25. Então meu nome é Camilly Vitória Barbosa dos Santos eu gostaria muito da sua ajuda para formar o meu nome, eu não tô conseguindo sem ficar estranho me ajuda por favor 🙏🙏🙏 ps: eu tento desde a versão antiga!!!

  26. Oi meu nome é Ana Clara Leite eu to tendo um pouco de dificuldade pra fazer meu nome em Coreano vc pode me ajudar por favor meu Bias/Utt é o Min Yoongi do BTS
    Vc pode me ajudar a criar um nome em Coreano pfv

    1. Eu tentei fazer o meu e ficou 이태용, mas não sei se esse nome é masculino, feminino ou unissex (afinal tem um membro da NCT 127 com o mesmo nome se não me engano)

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.